Em virtude da reforma que está sendo
realizada na Escola Estadual Jornalista José Leal Ramos, houve um pequeno atraso
no início do ano letivo de 2013. Mesmo sabendo que foi por uma boa causa, isto
é, por melhorias e ampliação nas dependências físicas da escola, o alunado não
teve prejuízo em relação às aulas. Isso porque está sendo executado o
Calendário de Reposição de Aulas, que foi firmado com a Secretaria de Estado da
Educação.
O cronograma de Reposição de Aulas foi
planejado pelos professores e a direção da escola nas primeiras reuniões
pedagógicas deste ano. Alguns sábados de cada mês foram selecionados para
execução das referidas aulas. Cabe ressaltar, que a Transversalidade como
propõem as Diretrizes Operacionais para o Funcionamento das Escolas da Rede
Estadual de Ensino foi à temática escolhida para essas aulas de reposição.
Os Temas Transversais caracterizam-se
por um conjunto de assuntos que aparecem transversalizados em áreas
determinadas do currículo, que se constituem na necessidade de um trabalho mais
significativo e expressivo de temáticas sociais na escola. Em outras palavras,
são temas que envolvem um aprender sobre a realidade, na realidade e da
realidade, preocupando-se também em interferir na realidade para transformá-la
(PCNs, 2000).
Assim sendo, as questões ligadas a
Educação da Diversidade Étinico-Racial, a Educação em Direitos Humanos, a
Educação Ambiental, dentre outras, foram às áreas de conhecimento que já foram
abordadas nestes sábados. Nesse sentido, os professores da escola desenvolveram
juntamente com seus educandos ações interdisciplinares e interativas a respeito
de cada tema.
Até o presente momento, o resultado vem
sendo satisfatório, pois há um envolvimento significativo dos alunos nas
diversas atividades, a saber: palestras, debates, produção de cartazes, exposições,
apresentações culturais (danças, músicas, paródias, encenações teatrais),
passeio ecológico e gincanas. É importante destacar também a participação da
comunidade nestas aulas, uma vez que o espaço para essas aulas é aberto e também
dependendo do tema, alguns representantes da comunidade são convidados a compartilhar
seus saberes, enriquecendo ainda mais a aprendizagem dos educandos da EEEFM
Jornalista José Leal Ramos.
Um dos destaques dessas Aulas de
Reposição foi o projeto de Jornal Escolar - JJLR (Jornal
José Leal Ramos) implantado pelos alunos do 2º Ano A, sob a coordenação da
professora de Biologia Albertina Silva. Segundo a turma, a ideia da edição do
jornal era algo que estava “adormecido”, mas que este ano foi acordado,
sobretudo, nesses eventos, pois proporcionaram espaços privilegiados para apresentarem
suas matérias, documentários e reportagens, bem como promover debates, dentre
outros.
Veja abaixo alguns registros de tais eventos (I- Água; II- Cultura Indígena; III- Caatinga; IV- Diversidade Cultural; V- Drogas e VI- Meio Ambiente):
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